Matriz de Materialidade: ferramenta fundamental para um posicionamento estratégico ESG
- Rafaela Vendruscolo
- 27 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de mai. de 2024

Em mercados cada vez mais competitivos, ter uma estratégia ESG incorporada à estratégia do negócio reduz riscos, otimiza recursos e gera valor para as empresas. Ao invés de realizar ações ESG soltas, por modismo ou por interesse de algum gestor isoladamente, a definição de uma estratégia é crucial para alcançar os benefícios do tão falado ESG.
Para isso, a Matriz de Materialidade é uma das ferramentas fundamentais, capazes de fortalecer o relacionamento com os stakeholders e priorizar os aspectos ambientais, sociais e de governança em um posicionamento assertivo, individualizado e capaz de gerar valor para as empresas.
O que é Matriz de Materialidade?
Representada por um gráfico, a Matriz de Materialidade destaca questões ESG de grande relevância para as empresas. Uma ferramenta que permite o engajamento e a escuta dos stakeholders e dos representantes da empresa para definir os temas sociais, ambientais e de governança prioritários que darão base ao posicionamento do negócio a curto, médio e longo prazo.
Com base nos riscos e nas oportunidades do negócio, uma análise do setor e consulta aos stakeholders prioritários da empresa, são elencados os impactos prioritários a serem trabalhados em uma agenda ESG. A construção e análise precisa da Matriz de Materialidade leva a planejamentos e insights com base em dados, guiam de forma mais precisa para a análise de grandes impactos no meio ambiente, sociedade, em participações políticas ou socioeconômicas do qual a empresa está inserida.
Além disso, ao conversar com clientes, fornecedores, colaboradores, comunidades , investidores e até mesmo concorrentes, a empresa consegue identificar qual a visão deles sobre o seu negócio, sobre a conduta e os impactos positivos e negativos da empresa, do produto ou da solução. Insights valiosos para um reposicionamento no mercado.
Por isso, saber analisar e entender resultados para decisões estratégicas, sejam eles positivos ou negativos, faz parte de toda gestão com foco em crescimento ou rotina de empresas que desejam alinhar expectativas de clientes, investidores, fornecedores, comunidades e demais stakeholders.
Práticas mais eficientes e responsáveis: ESG e Matriz de Materialidade
A Matriz de Materialidade deve abordar tanto os impactos sociais, ambientais e de governança da empresa na sociedade e no planeta, quanto estes impactos na performance financeira do negócio. Este enfoque dual considera os riscos e oportunidades associados aos fatores ambientais, sociais e de governança, bem como os efeitos, positivos ou negativos, que a empresa pode provocar no meio ambiente e na sociedade e estes no desempenho da empresa.
Essa abordagem destaca-se por permitir que sejam identificados e priorizados os temas mais importantes dentro do contexto corporativo, considerando sempre as expectativas e interesses da empresa e dos stakeholders.
Como faço a Matriz de Materialidade da minha empresa?
Para definir a Matriz de Materialidade em sua empresa, é necessário seguir um conjunto de passos metodológicos, que podem ser ajustados ao contexto de cada empresa:
Definir os temas ESG relevantes para o setor de atuação, utilizando referências como os princípios do Global Reporting Initiative (GRI), a norma ABNT PR 2030, a Matriz de Riscos e oportunidades ESG da empresa, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as críticas sobre os impactos do setor, entre outros.
Implementar o Plano de Engajamento dos Stakeholders, com priorização deles, estratégias de comunicação e de engajamento.
Conduzir uma pesquisa com os stakeholders para compreender quais temas ESG são considerados mais significativos, relacionados aos principais impactos do negócio sobre a sociedade e o planeta e destes para o desempenho da empresa.
Identificar os temas ESG mais relevantes para a estratégia do negócio, identificando os impactos sobre o desempenho da empresa, na opinião dos seus representantes e aliados à estratégia do negócio.
Analisar os resultados da pesquisa, considerando a importância desses temas para stakeholders e para a empresa.
Pronto, em um gráfico de cruzamento destas opiniões você terá os temas prioritários, que devem ser explicados, levando em consideração as informações coletadas dos stakeholders e da empresa.
Chegou a hora de dar continuidade ao Plano de Engajamento dos stakeholders e comunicar os temas materiais da empresa.
Com eles a empresa poderá ir para a etapa de Planejamento Estratégico ESG e definir ações, metas e indicadores para cada tema, comunicando o posicionamento da empresa.
Benefícios da Matriz de Materialidade:
Além da facilitação da comunicação e transparência com stakeholders, evidenciando os impactos mais relevantes e o modo como a empresa lida com esses assuntos, os benefícios da Matriz de Materialidade englobam:
Gestão eficaz dos riscos e oportunidades associados aos impactos ESG, contribuindo para aprimorar a gestão e reputação corporativas de maneira contínua.
Desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade, requisitados por investidores e reguladores, potencialmente ampliando a competitividade e atratividade no mercado.
Alinhamento do negócio aos princípios e práticas do ESG, cada vez mais valorizados por consumidores, colaboradores e a sociedade em geral.
Redução de custos e benefícios tangíveis com investimento em ações que estão relacionadas à necessidade do negócio.
Um poderoso instrumento estratégico
A Matriz de Materialidade, enquanto instrumento estratégico, possibilita a diferenciação no mercado, aprimoramento da gestão e criação de valor para empresa e seus stakeholders. Sua aplicação viabiliza a identificação e priorização de temas relevantes para o negócio e os stakeholders, considerando os critérios ESG. Adicionalmente, possibilita um posicionamento assertivo sobre a abordagem da empresa em relação a esses temas, contribuindo para a melhoria contínua da gestão e reputação corporativa.
A Impactato auxilia as empresas a definirem sua estratégia ESG, realizando a Matriz de Materialidade e outras ferramentas importantes. Entre em contato conosco.
Comments